top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Bruxa, poção mágica e experiências: Alunos do 1º ano aprendem brincando

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Alunos do 1º ano da escola Municipal Maria Ovidia Junqueira receberam uma visita bem diferente nesta terça-feira (23). A Bruxa Onilda esteve na sala de aula e agitou a criançada ao apresentar a aguardada poção mágica.

A presença da Bruxa Onilda foi ideia da professora Leandra Cristina Ferreira do Amaral, que levou a personagem para potencializar as atividades 3 e 4 do Ativamente, desenvolvidas com os alunos das turmas de 1º ano. “Eles amaram. No áudio da atividade a bruxa fala que vai aparecer, aí eles ficaram enlouquecidos, dizendo que se o áudio fosse mesmo da bruxa, ela tinha que aparecer,” contou.


Bruxa Onilda esteve na sala de aula e preparou uma poção para os alunos.


A professora relata ainda que as atividades dessa nova etapa, onde a bruxa é apresentada aos alunos e pede ajuda dos estudantes para finalizar uma poção mágica, vieram na hora certa. “Essa semana estamos estudando folclore e a bruxa faz parte do folclore, então a gente já aproveitou. Eles ficaram falando que queriam ver a bruxa, então tivemos a ideia de alguém se fantasiar. Como tinha o livro com a história da bruxa, foi possível explorar bastante, nós lemos o livro, depois fizemos um texto coletivo para montar a poção e, por fim, recebemos a visita da bruxa. Foi muito legal,” disse.

Durante as atividades, o lúdico foi muito explorado com o objetivo de desenvolver a habilidade de reconhecimento de padrões, sequência e repetição. Assim, imaginação, criatividade e concentração foram destaque, já que os alunos ouviam instruções da bruxa, memorizavam a ordem dos elementos e também sugeriam outros ingredientes para finalizar a poção.

Para preparar a poção mágica, a educadora acionou o Baú Mágico e assim recebeu os materiais necessários. (Lembrando que o Baú Mágico é um espaço de solicitação de materiais extras para potencializar a vivência do Ativamente nas escolas e pode ser acionado por todos os educadores do 1º ao 5º ano). “Na hora de escrever uma poção, os alunos sugeriram os ingredientes, mas a poção da experiência feita em sala eu pesquisei e disse a eles que a bruxa que me ensinou,” explicou.


Para a professora Leandra, quando se trabalha com o lúdico, os resultados são sempre surpreendentes. Ela destaca que os alunos assimilam o conteúdo com muito mais facilidade quando acreditam que estão brincando. “Essa atividade de criar a poção e ter a personagem que eles gostam, que é a bruxa, de todas que já fizemos foi a que eles mais gostaram. A turma foi bem mais receptiva, eles gostaram muito e eu também fiquei bem satisfeita com o resultado,” destacou.


Finalizando seu depoimento, a educadora enfatizou a importância dos livros durante a execução das atividades com as crianças. “Acho ideal que as atividades do Ativamente sigam essa proposta de sempre virem acompanhadas de uma história, pois assim é possível explorar vários campos com os educandos, sendo o gosto pela leitura o principal deles. Como estão na fase de alfabetização, é muito importante que as atividades sejam baseadas em livros.”



*O livro da Bruxa Onilda, citado pela professora Leandra, foi disponibilizado pelo Ativamente às escolas municipais que participam do projeto, para que os professores e professoras possam consultar e ler com os alunos.

Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

Comments


bottom of page