top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Bruxa Onilda, uma visitante que brinca, diverte e também ensina

A robô Anne voltou para visitar os alunos dos primeiros anos da Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, mas, desta vez, ela não foi sozinha e levou uma amiga: a bruxa Onilda! A iniciativa partiu das professoras Isabel Aparecida Roque dos Reis e Mônica Martins.


Segundo a professora Isabel, tudo foi programado com antecedência com as atrizes que fariam a visita como personagens. A robô chegou primeiro e logo as crianças se animaram, interagiram com a personagem e mostraram seus desenhos, mas elas queriam saber: ‘cadê a bruxa Onilda’??



Crianças brincaram, se divertiram e aprenderam com a bruxa Onilda e seu amigo Pirata.


“A robô Anne falou para eles que a bruxa iria atrasar um pouquinho, mas logo chegaria e então iria buscá-la. Passados alguns minutos, ela foi buscar a bruxa Onilda e foi uma festa! As crianças se divertiram muito e lembraram das vivências que tiveram com a robô, perguntando se a bruxa também fazia parte do “mundo dos computadores”. A bruxa afirmou que sim e também disse que sabia que havia crianças que, assim como ela, faziam poções mágicas para colocar no caldeirão”, explicou a professora.


Além da robô e da bruxa, outro personagem visitou os alunos e deixou a atividade ainda mais divertida. “Junto com a bruxa veio também um outro amigo, o Pirata, que trouxe um violão para cantar a música [proposta na atividade da apostila do Ativamente] toda vez que um ingrediente novo fosse colocado no caldeirão. Além dos ingredientes da bruxa, as crianças também colocaram os seus ingredientes. Depois das poções, a bruxa Onilda e seu amigo Pirata brincaram de Estátua e Morto e Vivo com as crianças e elas amaram”, lembrou Isabel.


Teve surpresa, diversão e brincadeira durante a atividade com a bruxa, mas também teve muito aprendizado. “Acreditamos que estimulamos bastante o raciocínio lógico, pois os alunos tinham que decorar o nome dos ingredientes e repeti-los todas as vezes que tivessem que acrescentar mais um. Os estudantes também desenvolveram muito a oralidade quando interagiram com os colegas, com a bruxa e o pirata e o pensamento computacional, quando manipularam as poções e criaram a sua própria poção”, explicou a educadora.


Alunos cantaram e ajudaram a bruxa no preparo da poção.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

Комментарии


bottom of page