top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Capacitação de educadoras que atuarão no Laboratório Experimental do Ativamente

Na última quinta-feira (27) aconteceu a primeira capacitação de educadores que atuarão no Laboratório Experimental do Ativamente, que foi implementado na Escola Municipal Mauro Franco, localizada em São Pedro de Caldas, distrito do município de Caldas (MG).


Capacitação contou também com prática no Scratch.


A capacitação foi supervisionada pela Coordenadora de Operações dos Laboratórios Experimentais do Ativamente, Marjorie Tereziano, e contou com a participação de educadoras de diferentes níveis, desde a educação infantil até o 5º ano.


Segundo a coordenadora, a capacitação teve como foco a troca de experiências sobre o "EU criança, EU aluno, EU educador". “Foi incentivado que as educadoras relembrassem momentos significativos de suas próprias vidas, nos quais ocorreram trocas ricas e aprendizados relevantes. O papel fundamental do professor na vida do aluno foi enfatizado, destacando a importância de cultivar um ambiente educacional acolhedor e estimulante”, explicou Marjorie.


A capacitação também abordou e destacou os 4 Ps da Aprendizagem Criativa (Projetos, Parcerias, Paixão e Pensar Brincando) e explorou o Pensamento Computacional, com destaque para a sua aplicação na solução de problemas e no desenvolvimento de habilidades de resolução criativa.

“Os educadores foram apresentados à espiral da aprendizagem, um modelo que incentiva a exploração contínua e o aprofundamento progressivo do conhecimento. Os 4 eixos da computação na educação básica foram discutidos, enfatizando como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para o aprendizado”, comentou a coordenadora.


A importância da programação na educação básica também foi abordada durante o encontro. As educadoras puderam compreender como a programação pode ser utilizada para desenvolver habilidades de pensamento lógico, criatividade e resolução de problemas.


Na parte prática da capacitação, as participantes foram desafiadas a criar uma animação utilizando a plataforma Scratch, momento em que todas se envolveram de forma animada e contagiante.

De acordo com Marjorie, as capacitações dos educadores serão continuadas, o que permitirá que eles se aprofundem nos temas explorados e incorporem as práticas em suas metodologias de ensino. Além disso, o laboratório contará com a presença de monitores, que acompanharão os professores durante a implementação do projeto e auxiliarão na hora de eventuais desafios, oferecendo suporte técnico e pedagógico e promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.


Coordenadora de Operações e educadoras que participaram da capacitação.


“Com essa capacitação e o suporte contínuo, espera-se que os educadores estejam mais preparados para adotar abordagens criativas e inovadoras em sala de aula, enriquecendo a experiência educacional dos alunos,” finalizou a coordenadora.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page