top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Colocando os conhecimentos em prática de forma divertida

A 4ª etapa do Ativamente que está acontecendo em diversas escolas de Poços está a todo vapor, e a garotada tem se mostrado ‘craque’ quando o assunto é tabuada! A turma do 4º ano B, lá da Escola Municipal João Pinheiro, ficou bastante animada com a nova atividade e tem colocado os conhecimentos de matemática em prática.


Estudantes aplicaram conhecimentos de matemática durante atividade.


Na proposta para o 4º ano os alunos aplicam e fixam os conhecimentos de matemática através da confecção do pião da tabuada, um jeito divertido de aprender multiplicação. Segundo a professora Fabíola Giardina Sola, essa atividade foi a que os alunos mais gostaram de executar.


“Essa última etapa foi a mais interessante porque estava de acordo com o conteúdo trabalhado em sala e os alunos entenderam melhor o que estavam fazendo. Nas atividades plugadas, muitos não tiveram interesse, pois já vivem essa era digital e queriam mesmo jogar, principalmente nessa faixa etária. Mas, dessa última etapa, como disse, eles gostaram do pião da multiplicação e, inclusive, fizeram outros depois. Um aluno do 3° ano, que tem baixa visão, teve o material adaptado (números maiores) e também adorou”, disse.


Ainda de acordo coma professora, de modo geral, as propostas do Ativamente podem contribuir com o aprendizado dos alunos, mas é importante que a parceria com os educadores esteja presente desde a elaboração das atividades. “Acredito que seja uma ferramenta a mais, para complementar o que trabalhamos no nosso dia a dia. Só acredito que seja preciso adequar tais atividades junto aos professores regentes”, explicou.


Tabuada divertida animou os alunos.


A educadora também apontou as preferências dos alunos durante as aulas do Ativamente. “A parte de logar, inserir senha, entrar nas etapas, todos têm facilidade. Gostaram muito do conteúdo do fundo do mar, pois já tinham conhecimento prévio, também gostaram de fazer as charadas para os outros grupos e de gravar sons no computador”, contou.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page