top of page

Contribuindo para o desenvolvimento integral do sujeito-aprendiz

Tem mais depoimento sobre as atividades da terceira etapa chegando ao Blog Ativamente! Desta vez, quem compartilhou suas impressões foi a professora Luciana Oliveira, que acompanha o 5º ano da Escola Municipal Professora Nicolina Bernardo.



A proposta voltada ao 5º chamou a atenção de alunos e professores. Buscando trabalhar o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade e a imaginação, as atividades tiveram como objetivos apresentar os conceitos da eletricidade, trabalhar com artefatos computacionais, explorar diversos materiais na construção de circuitos elétricos, conhecer e utilizar simuladores virtuais e for fim, criar uma engenhoca, utilizando os conhecimentos vivenciados, que se movimenta e faz desenhos.


O desafio foi aceito pelos alunos, que se empenharam na construção de seus ‘robôs rabiscadores’. Para o corpo utilizaram materiais recicláveis, para as pernas, canetinhas presas com fita isolante e para o movimento, motor DC, pilhas e porta-pilhas.


Segundo relato da educadora, os alunos se empolgaram e se engajaram na atividade, o que potencializou ainda mais o aprendizado.


“Antes de mais nada, acredito que seja importante salientar e parabenizar a desenvoltura da equipe do Projeto Ativamente, no que tange ao acolhimento das solicitações feitas pelos professores ao longo do tempo. Dito isto, em relação à 3ª etapa da apostila, os estudantes amaram. Trabalharam "Circuito Elétrico", em consonância com o conteúdo que estudávamos. Foi demais, pois puderam vivenciar e experimentar, empiricamente, o que trabalhamos em sala, tornando o aprendizado muito mais significativo, contribuindo, sobremaneira, para o desenvolvimento integral do sujeito-aprendiz”, destacou.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



bottom of page