top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Criatividade, autonomia e conteúdos interligados

A professora Simone de Cássia Pandolfo leciona matemática em turmas de 6º ao 9º ano na Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco e acompanha também algumas turmas durante as aulas do Ativamente. Segundo ela, o conteúdo proposto aos estudantes tem contribuído com o aprendizado, especialmente com a matemática.


A educadora destacou a criatividade e a autonomia dos alunos durante as atividades da primeira etapa. Segundo ela, os estudantes têm buscado caminhos diferentes para atingir o objetivo proposto e assim, interagem de forma tranquila, respeitam o limite de cada colega e são participativos em todas as propostas apresentadas.


Atividades estão contextualizadas com outras disciplinas e com o dia a dia dos estudantes.


Ela também observou que os temas propostos são pertinentes à vida cotidiana, trazendo aulas diferenciadas e significativas, o que, de acordo com a educadora, garantem uma aprendizagem de qualidade e contextualizada com o dia a dia dos alunos.


“Os conteúdos trabalhados pelo Ativamente estão totalmente interligados com a matemática e, portanto, estão sendo muito bem aproveitados e direcionados para um ensino significativo. Cito o exemplo da construção de maquetes com iluminação de circuitos (leds e baterias). Toda construção de maquetes envolve a modelagem matemática e as ligações em série de circuitos com o conhecimento matemático. Além disso, também usamos também simetria e sequências. Então, o Ativamente está nos auxiliando nessa prática pedagógica que garante o oferecimento de modo direcionado aos objetivos que queremos atingir no conteúdo, não só de matemática como todos os outros, já que estão todos interligados, basta mostrar para a criatividade aparecer”, destacou.


Simone apontou diversas habilidades trabalhadas e potencializadas com a execução das atividades sugeridas. Criatividade, autonomia, responsabilidade, respeito, solidariedade, resolução de problemas, identificação de figuras geométricas planas e espaciais, foco e concentração, estão entre elas. A professora também destacou a importância da educação digital e do uso da tecnologia na sala de aula.


“Tecnologias e mídias estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, os alunos têm uma acessibilidade enorme a elas, e nós, como educadores, temos o papel de inseri-las na prática da sala de aula para não ficarmos perdidos no método tradicionalista que os alunos não aceitam mais”, disse.




Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!










تعليقات


bottom of page