top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Cultura maker, digital e programação no Conect@

Através da A Recreativa Educação, com sede em Poços de Caldas (MG), teve início mais um projeto que visa levar Aprendizagem Criativa, Cultura Digital e Maker a estudantes de escolas públicas. Desta vez, em Sorocaba (SP), onde operará junto ao “Sabe Tudo Conect@”.


Polos do Conect@ em Sorocaba já começam a funcionar.


Em Sorocaba, A Recreativa Educação atuará em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. Por lá, oito escolas participam do projeto em polos que funcionam na mesma área das unidades escolares. A primeira unidade do projeto Conect@ foi reinaugurada* no dia 28 de fevereiro e este ano, quem cuidará de toda a proposta pedagógica especificada em edital pela prefeitura, será A Recreativa Educação. A cada semana um novo polo será aberto, até que as oito unidades estejam funcionando.


Através do projeto Conect@, alunos do 1º ao 9º ano contam com oficinas com duração de 1h30 nas áreas de produção audiovisual, cultura midiática, animação programação Scratch, programação games, produção literária, autômatos, protótipos, automação, circuitos elétricos, Arduino, uso consciente da internet, modelagem 3D, inteligência artificial, e muitos outros temas dentro da Cultura Maker, Cultura Digital, Programação, Educomunicação, Prototipagem e Modelagem.


Com vários recursos disponíveis, como tablets, notebooks, projetores, computadores e impressora 3D, os estudantes que participam do projeto poderão desenvolver diversas habilidades como criatividade, cooperação, pensamento crítico, comunicação e interpretação, trabalho em equipe, entre outras.

Para desenvolver as atividades dentro dos temas propostos às escolas com os espaços Conecta@, foram meses de trabalho por parte da equipe pedagógica da A Recreativa Educação. Além do professor regente, em cada polo do Conect@ atuam mais três educadores, sendo um mediador de aprendizagem e dois mediadores de apoio. Ao todo, cerca de 30 profissionais compõem as equipes que operam nos oito polos.



Oficinas abrangem diversas áreas de conhecimento da cultura maker e digital.


“O projeto foi muito bem recebido pela maioria das escolas, tanto pelos educadores quanto pelos diretores das escolas, que estão dando bastante apoio e suporte. Cumprir com toda a extensa gama de aulas e variedades de assuntos tem sido um desafio, porque tem assuntos bem específicos e tudo o que é feito envolve desde o primeiro ano até o nono ano, então, fazer a adaptação dessas temáticas é bem complexo. As expectativas são as mais altas possíveis, estamos trabalhando diretamente e incansavelmente nesse projeto e justamente por ele estar sendo bem recebido e ter uma aprovação da própria cidade em relação a ele, nós estamos bem contentes e com expectativa bem alta em relação à mudança que isso pode gerar na vida dessas crianças e no formato da educação pública como um todo”, destacou Ravena Carvalho, coordenadora pedagógica da A Recreativa Educação.

 

*Os prédios do projeto “Sabe tudo Conect@” ficaram sem atividade por cerca de nove anos. Após revitalização e readequação, os espaços estão aptos para abrigar as novas atividades e projeto pedagógico e estão sendo reinaugurados em 2024.

コメント


bottom of page