top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Enigmas, mistérios e incentivo à leitura: Ativamente no Fllipoços 2023

O Ativamente marcou presença na 18ª edição do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, que aconteceu de 03 a 07 de maio, no Espaço Cultural da Urca. Em parceria com o evento, o projeto fez parte da programação com atividades voltadas ao público juvenil e infantojuvenil, na Biblioteca Centenário.


Alunos que visitaram o Flipoços participaram de dinâmica elaborada pela equipe do Ativamente.


“Os mistérios da biblioteca: uma aventura pelos segredos dos livros” foi a dinâmica realizada na quinta-feira (04), onde o espaço se transformou em uma sala de escape e, para se ‘libertar’, os alunos deveriam decifrar os enigmas baseados nas obras do escritor Júlio Verne. Ao todo, sete obras do autor serviram de tema para o jogo e, conforme os alunos decifravam os mistérios relacionados à obra em questão, avançavam para a mesa seguinte, onde outro enigma conectado ao universo de Júlio Verne deveria ser solucionado.


Júlio Verne é um autor do século XIX que escreveu várias obras voltadas ao público infantojuvenil. Considerado um pioneiro quando o assunto é ficção científica, seus livros misturam discursos literários e científicos. Suas narrativas valorizam muito a imaginação e a criatividade, sem deixar de lado a tecnologia, a razão e a ciência. Na dinâmica proposta pelo Ativamente no Flipoços para o público infantojuvenil, estavam os livros: A Volta ao Mundo em 80 Dias; Cinco Semanas em um Balão; Da Terra à Lua; A Ilha Misteriosa; Viagem ao Centro da Terra; Uma Cidade Flutuante e 20 Mil Léguas Submarinas.


Jogo envolvia enigmas relacionados aos livros do escritor Júlio Verne.


Alunos do Centro Educacional Fazendo Acontecer (CEFA), da cidade de Paraguaçu (MG) participaram do jogo na biblioteca. A professora Ana Paula Silva Gomes falou sobre a importância do incentivo à leitura através de atividades lúdicas e criativas.


“Esse tipo de atividade interativa e que desperta a competitividade, com esse desafio do tempo, eu acho importantíssima, porque também une várias disciplinas, já que essa dinâmica juntou matemática, geografia, história e a leitura em si. Isso é a linguagem das metodologias ativas, que é o caminho que a educação tem que tomar hoje, essa é linguagem de aprendizagem dessa geração. Além disso, teve a cooperação, porque alunos de várias faixas etárias tiveram que trabalhar juntos para decifrar o enigma e eu acho isso maravilhoso, porque é a forma de trabalho da nossa escola. Nós os separamos em grupos com idades diferentes justamente porque um ajuda o outro, troca conhecimento, coopera e chega no objetivo. Você vê como eles estão entusiasmados, próximos e motivados, a faixa etária é bem variada, tem desde aluno de 5º ano até aluno do 2º ano do Ensino Médio e mesmo com idades tão distintas, eles trabalharam de maneira cooperativa e isso é muito bom”, disse.


Mistérios da dinâmica despertaram a curiosidade e o interesse dos alunos pelos livros.


E olha só o que os estudantes falaram da dinâmica:


Maria Clara Costa Souza – 5º ano: “Eu achei muito legal essa atividade, me diverti muito, gostei de tanta coisa, mas acho que o preferido foi o enigma do foguete, eu gosto dessas coisas, sabe? Eu nunca tinha feito uma atividade assim com enigma, por isso que eu achei legal, foi a primeira vez e eu achei muito divertido. É muito bom fazer uma coisa assim diferente, eu amei”.


Guilherme Pereira Santos – 2º ano do Ensino Médio: “Eu achei muito legal porque mostrou livros que eu não conhecia, do autor Júlio Verne eu só conhecia o [livro] Viagem ao Centro da Terra, mas bem superficial e aqui as interações foram legais e acho que isso incentiva a leitura, além de ser diferente também envolver os enigmas. Foi bacana ter grupos misturados com os alunos mais novos, porque aí a gente pôde ajudar na hora de decifrar, todo mundo participou junto, então foi legal”.


Gabrielle, Laisla e Yasmin – 2º ano do Ensino Médio: “Gostamos muito dessa atividade, cada etapa, cada enigma, as pessoas também são incríveis. A gente não conhecia os livros do Júlio Verne, só de ouvir falar mesmo, mas deu vontade de ler, gostamos do livro ‘Cinco Semanas em um Balão’, mas o preferido foi ‘20 mil léguas submarinas’.”


Na sexta feira (05) teve atividade no Flipoços voltada para alunos mais novos. “As aventuras de Pipo na terra dos livros encantados”, também foi desenvolvida em formato de resolução de enigmas, mas desta vez, baseados em livros da literatura infantil, como Sítio do Pica-Pau Amarelo, O Menino Maluquinho e Turma da Mônica.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page