top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Entendendo códigos e superando dificuldades

Tinkercad, Arduino, Jumpers, Leds, Baterias e Protoboard. A princípio esses termos podem até causar espanto na garotada, mas com aulas que valorizam o processo, a resolução de problemas, a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia, projetos incríveis podem surgir.


Com o 7º ano, a terceira etapa tem sido assim: com muito aprendizado, erros e acertos. Os alunos devem criar uma minicidade e construir um semáforo, objeto que os ajudará a compreender a codificação e a sequência lógica da programação.


Alunos estão aprendendo sobre Arduino e programação.


Essas atividades têm alguns objetivos bem interessantes, como: Compreender o uso do Arduino; Entender a sequência lógica da programação para criar o semáforo; Aplicar a lógica da programação na sequência do código e Criar uma minicidade utilizando o semáforo que eles criaram usando o Arduino.


Teve aluno do 7º ano A, da escola Municipal Professora Nicolina Bernardo que achou até um pouco complicado entender o funcionamento do Arduino e a ação de ligar o Led na plataforma, bem como decifrar códigos, mas com estudo, pesquisa e treino, os estudantes superaram as dificuldades e seguem executando as propostas com sucesso.


Um dos grupos do 7º ano contou o que tem achado das aulas nessa 3ª etapa.

Cauê – “Achamos muito legal, tivemos que fazer várias pesquisas para aprender, copiamos códigos, mas teve gente do nosso grupo que achou meio complicado.”

Moisés – “Eu achei um pouco complicado, porém é bem legal, eu adorei desenvolver.”

Breno – “Os tipos de códigos usados são um pouco complicados, mas é muito legal aprender com essas atividades aqui no Ativamente.”

Diego – “É legal, meio complicado, mas a gente aprende bastante coisa, então é muito bom.”


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!




Comments


bottom of page