top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Entre planetas, galáxias e estrelas, muito aprendizado

Os quintos anos da Escola Municipal Professora Edir Frayha concluíram seus projetos astronômicos e apresentaram seus trabalhos na escola na última quinta-feira (1º).


Durante as aulas do Ativamente desta etapa, os alunos pesquisaram, aprenderam mais sobre Astronomia, o Universo e os Planetas e viajaram pelo mundo, seja o lugar longe ou perto, através da tela do computador. Com as novas descobertas, os estudantes escolheram um tema para criarem seus projetos, apresentados em forma de maquete. Os temas sugeridos foram: planetas, satélites, galáxias, cometas e estrelas.


Alunos se dedicaram na confecção das maquetes.


Divididos em grupos, os alunos deixaram a imaginação solta e com muita criatividade, cooperação e autonomia, apresentaram seus projetos astronômicos com capricho e riqueza de detalhes!


O blog Ativamente esteve na exposição e conversou com os alunos. Olha só o que eles contaram:



Ketheryn Alice da Silva Lopes – 5º ano B

“Eu fiz os planetas, mas o que eu mais gostei foi Saturno porque ele ficou diferente, a cor ficou diferente, procurei sobre o Sistema Solar e uma foto me chamou atenção, aí eu peguei aquela referência pra fazer minha maquete. Eu aprendi várias coisas e eu espero que tenha mais maquete pra gente fazer, porque eu adorei a experiência. É muito gostoso ter o Ativamente na escola, as aulas distraem a gente porque você fica muito tempo na sala só na carteira estudando, o Ativamente relaxa um pouquinho a gente.”


Victória de Lima Araújo Pereira – 5º ano B

“Foi um pouco difícil fazer o trabalho, mas minha irmã e meu amigo me ajudaram a fazer. Eu escolhi galáxia porque eu gosto desse tema, eu acho muito bonito, eu gostei muito de aprender sobre esse tema.”


Melinda Alice Noronha – 5º ano B

“Eu fiz essa maquete com as minhas amigas Lavínia e Yasmin. O trabalho é sobre planetas e estrelas, o cartaz está explicando sobre cada planeta. A gente aprendeu sobre o assunto pra poder explicar como os planetas se desenvolveram, se tem como morar nesse planeta ou não e isso é importante, porque se alguém um dia quiser ser astronauta, ele vai saber se ele pode chegar naquele planeta e sobreviver lá ou não. Eu gostei muito de fazer esse trabalho, o que achei mais legal foi fazer a maquete e explicar para as pessoas como é cada planeta, eu pesquisei bastante. Eu gosto muito do Ativamente, é legal quando a gente pode conhecer um monte de lugares pelo computador, o mundo inteiro, isso é muito legal.”


Miguel Simões de Oliveira Tobias - 5 ano A

“Eu e meus colegas pintamos os planetas e pra colocar no arame a gente pediu ajuda pra um adulto pra não ter perigo de furar o dedo. A gente escolheu planetas porque é o que a gente acha mais legal.”


David Gabriel Teodoro Ribeiro – 5º ano A

“Eu fiz a Terra, o Sol e os outros planetas e o que eu mais gostei foi da Terra mesmo. Esse trabalho eu fiz com meus amigos Moisés, Kauan e Felipe. A gente nem demorou muito pra fazer, a gente aprendeu a trabalhar junto, um ajudar o outro e aprendeu também sobre os planetas, o sistema solar, foi muito legal.”


Ana Beatriz Oliveira – 5º ano A

“A gente escolheu a lua e as estrelas porque a gente gosta muito da lua, ela é muito bonita. Eu achei muito legal fazer a maquete da lua, a gente também pesquisou, mas eu achei muito legal fazer a maquete porque eu nunca tinha feito uma, então eu gostei muito.”


Kauan Antônio de Souza Garcia – 5º ano A

“Eu achei bem legal fazer esse projeto, eu fiz na casa do meu amigo e foi legal a gente fazer juntos, eu gostei de fazer a maquete, os planetas e eu acho muito legal o Sol. Eu gosto do Ativamente porque a gente aprende mais sobre tecnologia, isso que ajuda a gente até no futuro.”


Confira as fotos com os trabalhos dos alunos!




Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!





Comments


bottom of page