top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Estudos, treinamentos e muito aprendizado para a equipe Ativamente

Estudantes estão em férias, mas a equipe Ativamente não para! Até o dia 21 de julho os monitores têm treinamentos, cursos e muita mão na massa para voltar às aulas com todo pique e muito mais conhecimento na bagagem para colocar em prática com os alunos.


Dias de treinamento e capacitação são essenciais para o aperfeiçoamento da equipe.


A programação especial teve início no dia 10 de julho, quando os monitores começaram um treinamento on-line sobre educação inclusiva. O curso, oferecido pela Fundação Bradesco, teve a duração de 20 horas e foi uma oportunidade para os monitores compreenderem um pouco mais sobre o tema tão relevante. “O Ativamente atua em escolas onde vários alunos são de educação inclusiva e a ideia com esse curso era que os monitores conseguissem ter uma base, ter um pouco mais de bagagem na hora de atuar nas escolas. Sabemos que a responsabilidade é da escola e do professor, mas é importante que eles compreendam esse universo até mesmo para que eles consigam auxiliar o professor e até sugerir adaptações nas atividades”, explicou Laureane Rossi, coordenadora de experiência educacional do Ativamente.


Durante o treinamento os monitores também passam a utilizar o Google Sala de Aula, um espaço específico com acesso a cursos, aulas, tutoriais, vídeos e plantão do Ativamente. A ideia é que utilizando diretamente os recursos disponíveis, eles levem todo o conhecimento adquirido para a sala de aula.


Outro foco importante desses dias de treinamento é o curso de Arduino, plataforma que será bastante utilizada nas próximas etapas do Ativamente, especialmente com alunos do Ensino Fundamental 2. Com aulas teóricas e práticas, os monitores se aprofundam nos conceitos e componentes da eletrônica, da programação, seguem trabalhando com o Tinkercad, mas agora com foco na programação do Arduino e com a introdução ao mundo da robótica. São dias de muito estudo, pesquisa, troca de conhecimentos, trabalho em pares e novas descobertas. Além desses dias de capacitação focada no Arduino, a equipe também irá executar os trabalhos propostos nas apostilas com atividades voltadas aos alunos do 6º ao 9º.


“O objetivo principal é que eles consigam tentar, que aprendam errando, entendam o funcionamento das ferramentas, utilizem a aprendizagem criativa, sentem em grupo e façam a criação no Arduino. Se eles tiverem alguma dificuldade, já conseguem ver isso antes, ainda no treinamento. Muitas vezes, em sala de aula, surgem novas ideias dos alunos, aqueles mais engajados vão pensar em outro jeito de executar o projeto, então o melhor é que os monitores consigam explorar ao máximo o Arduino e estejam bem preparados para a sala de aula. O Arduino exige um pouco mais, é uma plataforma mais complexa, exige mais estudo, treino, é com eles que iniciamos na robótica, então a equipe precisa de uma boa base”, destacou Laureane.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!






Comments


bottom of page