top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Explorando habilidades com a visita da robô

A turminha do 1º ano B da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira se divertiu e aprendeu muito durante as atividades “A visita da Robô”. A professora Leandra Cristina Ferreira do Amaral falou sobre o desenvolvimento das atividades e o aprendizado dos alunos.


Cada aluno da turma criou seu próprio robozinho.


Leandra contou que, pela pouca idade das crianças, as atividades foram fragmentadas em várias etapas para que os alunos não perdessem o foco e a concentração, Primeiro, cada aluno construiu o seu próprio robozinho utilizando rolo de papel higiênico, tinta guache, papel colorido, canetinha e cola branca. As crianças também construíram coletivamente uma robô um pouco maior, que foi nomeada pela turma de Carol.


“Eles ficaram maravilhados por conseguirem fazer um robô, foi um sucesso, todos ficaram super empolgados. Nós fizemos o percurso que a robô teria que fazer para chegar até a sala, cada um levou o seu robô e a robô Carol também participou. Depois, a turma foi dividida em duplas e cada dupla, com o uso da massa de modelar, construiu a trilha no chão da sala, por onde a robô Carol teria que passar”, explicou Leandra.


Ainda de acordo com a educadora, o projeto com os alunos foi realizado trabalhando habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a utilização de materiais variados com possibilidades de manipulação, como argila e massa de modelar, permitindo que os alunos explorassem cores, texturas, superfícies, planos e volumes ao criar objetos tridimensionais, e também fomentou a independência dos estudantes, com confiança em suas capacidades e reconhecendo as conquistas e limitações de cada um.


Atividade desenvolveu diversas habilidades dos alunos.


Além disso, a atividade com a robô cumpriu com seu objetivo ao desenvolver a habilidade de observação dos arranjos espaciais e da dinâmica que se processa no cotidiano escolar e criou itinerários com base nas observações do espaço escolar e dos conhecimentos sobre direção, repetição e sequência.


“Essa atividade estimulou o desenvolvimento cognitivo e o brincar, pois as crianças criaram várias brincadeiras usando os robôs. Foi muito satisfatório o resultado final, as crianças gostaram muito de todas as etapas, uma vez que as atividades foram desenvolvidas de forma lúdica”, destacou a professora.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!




bottom of page