top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Explorando um mundo de possibilidades

Alunos interessados, ferramentas disponíveis, um mundo a ser descoberto. Com tantas possibilidades, os estudantes do 3º ano da Escola Municipal José Raphael dos Santos Netto, aproveitaram e aprenderam muito utilizando o Google Earth durante as atividades propostas.


Alunos visitaram vários lugares através do Google Earth.


A professora Patrícia Trevisan contou que a iniciativa de trabalhar com o Google Earth partiu dos próprios alunos. A turma estudava coordenadas e a educadora explicou que havia a possibilidade de visualizar ruas e casas através da ferramenta, o que chamou a atenção das crianças.


“Aproveitei que trabalhamos paisagens naturais e modificadas em Geografia e História e observamos patrimônios culturais, como o Museu e o Cristo e patrimônios naturais, como a Serra de São Domingos. Além disso, observamos coordenadas e mapas, pois algumas crianças sentiram a necessidade de ir "caminhando" até a casa do colega ou mesmo fazer o trajeto até a escola; também usamos o CEP para localizar as casas. Enfim, o planejamento foi se flexibilizando e ampliamos o conteúdo que seria abordado”, explicou.


A educadora destacou ainda que o interesse dos alunos foi essencial para que a atividade fluísse. Segundo Patrícia, havia um planejamento específico, mas ela foi flexibilizando de acordo com a quantidade de assuntos que poderia abordar. “Além das atividades previstas no material de apoio do Ativamente, que já tem a possibilidade de interdisciplinaridade, trazer esse momento extracurricular foi excelente para o desenvolvimento de nossos pequenos. O Ativamente tem feito muita diferença na abordagem de diversos conteúdos”, disse.


Além dessa atividade envolvendo geografia e história, a professora contou que o Ativamente também foi parceiro em uma atividade de Artes. Os alunos trabalharam expressões contemporâneas e arte urbana, com foco no grafite.


“Durante a aula do Ativamente assistimos vídeos e fizemos a proposta para o ‘Dia de quem cuida de mim’. As crianças usaram a técnica do grafite para escrever no centro de um coração o nome de quem cuida delas e fizemos uma apresentação. Outra atividade que fizemos foi a Body Art, onde utilizamos a arte com o corpo, aproveitando o planejamento e organização no Ativamente. Trabalhamos substantivos próprios, que estão na apostila e a Body Art do livro de artes”, finalizou a educadora.




Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page