top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Explorar, viajar e aprender

Trabalhar com a ferramenta Google Earth e ‘conhecer o mundo’ através do computador deixou os alunos do 5º ano da Escola Municipal Dona Vicentina Massa bastante empolgados!



Integrando as disciplinas de língua portuguesa e geografia, os estudantes tinham que localizar pontos referenciais determinados e também de interesse individual. Assim, os alunos da professora Wilma de Melo exploraram muito, foram a outros países, mas também passaram por lugares bem próximos e conhecidos, como a escola e a casa de cada um. Viagens interessantes pela tela do computador.


“Quando facilitamos o entendimento deles, é possível também enriquecer o conhecimento das crianças e atividades como essas fazem exatamente isso”, disse a professora.


Segundo a educadora, foi emocionante ver os alunos descobrindo tantas coisas novas e ‘indo’ a lugares distantes e diferentes. “Foi maravilhoso vê-los visitando locais de interesse, lugares conhecidos e que desejam conhecer. Sempre com curiosidade! Eles buscaram o poliesportivo onde um grupo daqui se apresentou, o Parque Municipal, os pontos turísticos e muitos outros lugares, como o Japão, os Estados Unidos, descobriram como é a Lua, além do endereço da escola e de casa. Enfim, foram inúmeros lugares que eles puderam conhecer com essa ferramenta através do Ativamente. Essa possibilidade de viajar pelos lugares através do Google Earth é muito legal”, destacou.


Através da atividade Viajando para o Espaço, voltada aos alunos de 5º ano, os estudantes reconhecem e utilizam tecnologias computacionais para pesquisar e acessar informações, expressar-se crítica e criativamente, além de resolver problemas. Muita curiosidade, imaginação e descobertas, onde eles viajam, observam e aprendem se divertindo.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!





Comments


bottom of page