top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Novas experiências, construindo conhecimentos de modo ativo

O ensino fundamental II da EMEF José Paim de Oliveira, onde foi implementado um dos Laboratórios Experimentais do Ativamente, na cidade de Santa Maria (RS), já está se familiarizando com as atividades propostas.


Estudantes estão desbravando o universo da eletrônica durante as aulas do Ativamente.


Tanto nos sétimos, quanto nos nonos anos, as atividades propostas seguem desbravando o universo da eletrônica, explorando circuitos e outros componentes eletrônicos e também a abordagem do Desing Thinking. Além disso, os estudantes de 9º ano são apresentados ao Arduino, importante ferramenta no mundo da Robótica.


A professora Cláudia Vieira de Vargas leciona nos sétimos e nonos anos da escola. Segundo ela, apesar dos desafios do início da implementação, a plataforma intuitiva e os vídeos sugeridos auxiliam muito na realização dos trabalhos. “As atividades na plataforma Tinkercad são apresentadas de maneira intuitiva para os estudantes, o que facilita o trabalho. Além disso, elas incentivam os alunos a vivenciarem o que estão aprendendo, interagirem com os novos conceitos e construírem seus conhecimentos de modo ativo”, destacou.



Alunos também têm atividades desplugadas.


A educadora falou ainda da contribuição do Ativamente no aprendizado geral dos alunos e também sobre a participação dos estudantes durante as aulas. “Estou trabalhando circuitos elétricos, o que se encaixa bem no ensino de ciências, e acredito que a inserção deste modo de pensar (pensamento computacional) que a plataforma propõe contribui para a organização do pensamento e para a resolução de problemas, o que auxilia em qualquer área do conhecimento. Com apenas duas aulas utilizando a plataforma, os alunos passaram a prestar mais atenção aos conteúdos oferecidos e o comprometimento, participação e interação aumentaram, criando um espaço colaborativo de ensino e aprendizagem”, comentou.




Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!







Comments


bottom of page