top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Potencializando habilidades com atividades plugadas e desplugadas

As atividades avançam nos Laboratórios Experimentais do Ativamente. A professora de informática, Giana Friendrich, que trabalha com turmas de 2º e 3º ano da EMEF Padre Gabriel Bolzan, em Santa Maria (RS), já aplicou as primeiras propostas com os alunos das duas séries.


Alunos do 2º ano com a maquete "Se esse bairro fosse meu".


Com a turma do 2º ano, a professora já realizou a atividade “Se esse bairro fosse meu”, proposta que conta com algumas etapas onde os alunos identificam elementos na paisagem, identificam e seguem sequências de passos aplicados no dia a dia para a resolução de problemas. Além disso, a atividade proporciona aos estudantes a chance de constatar problemas ambientais que ocorrem no lugar de vivência e assim, as crianças podem criar ideias de melhorias para os problemas encontrados no bairro ou no entorno da escola.


A atividade “A tecnologia do nosso dia a dia” também já está sendo trabalhada com os alunos de 2º ano. Nessa proposta, as crianças identificam elementos naturais e artificiais, entendem o que é uma criação tecnológica e onde podem ser utilizadas.


Já com os estudantes de 3º ano, a professora está trabalhando com atividades plugadas, onde os alunos começam a explorar o ambiente da ferramenta Scratch, conhecem uma ampla variedade de blocos do Scratch e aprendem o conceito de sequência.


Estudantes também têm aprendido sobre a tecnologia no dia a dia.


Segundo a educadora, os alunos gostam do projeto e algumas habilidades têm sido potencializadas. “Os temas são legais e bem contextualizados, os alunos são participativos. Percebo que as habilidades de uso da tecnologia, de compreender os comandos, as programações, estão sendo ativadas. Elas são fundamentais na sociedade que vem se desenvolvendo cada vez mais”, disse.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!


Comentarios


bottom of page