top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Propostas criativas para descobertas empolgantes

Aprender coisas novas, fazer descobertas e conhecer ferramentas tecnológicas, sempre despertam a curiosidade dos alunos. Com as turmas de 9º ano, trabalhar com ferramentas eletrônicas e mergulhar no mundo da robótica tem deixado os estudantes empolgados.





Na terceira etapa do Ativamente, o 9º ano segue com uma proposta divertida e que potencializa diversas habilidades. Ao conhecerem mais sobre carros autônomos, sensor ultrassônico e criarem o próprio projetos, os estudantes entendem como funciona a programação e compreendem que, no processo da aprendizagem criativa, “erros e acertos” fazem parte da jornada e seguem criando, recriando, pensando e repensando. Assim, a proposta auxilia a fomentar o pensamento criativo e crítico, resolução de problemas, cooperação e autonomia.


Na escola Professor Arino Ferreira Pinto (CAIC), as turmas de nono ano seguem animadas com os projetos que estão idealizando e colocando em prática. Entender como os componentes eletrônicos funcionam, pesquisar e colocar em prática o que aprendem, faz parte de um processo cheio de novos saberes e muita criatividade.


A Ana Lara, que estuda no 9º ano C lá do CAIC, contou como tem sido aprender com o Ativamente. “O Ativamente ajuda muito a gente porque conseguimos aprender coisas novas e isso faz com que a gente continue evoluindo. Eu gosto muito projeto desde que ele começou, ele ajuda a gente a melhorar, a conhecer coisas novas, coisas que a gente ainda não sabe, como aprender a construir projetos que têm a ver com robótica, a mexer com ferramentas elétricas. Então, tem sido uma experiência maravilhosa, eu gostei muito de aprender sobre o Arduino, conseguir fazer o carrinho funcionar. Os monitores são excelentes, eles dão atenção pra gente e conseguem ajudar no que a gente precisa”, disse.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page