top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

#Retrospectiva2023: Os Laboratórios Experimentais do Ativamente

Seguindo com a nossa #Retrospectiva2023, vamos relembrar alguns relatos incríveis que chegaram dos Laboratórios Experimentais do Ativamente, implementados em cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.




Começando pela educação infantil, tivemos relatos vindos lá de Vargem Grande do Sul (SP), onde as professoras Regilene e Josimary, que lecionam em turmas de 1ª e 2ª Etapa respectivamente, na EMEB Darci Troncoso Peres, ficaram bastante animadas com o projeto. Por lá, as educadoras contaram que as atividades propostas potencializaram diversas habilidades nos pequenos, como autonomia, autoconfiança, trabalho em equipe e proatividade, além de contribuírem para o desenvolvimento socioemocional, da linguagem e de habilidades psicomotoras.


Além disso, com uma proposta que buscou incentivar e criar o hábito da leitura desde cedo, as professoras trabalharam, através da contação de histórias (A cesta da Dona Maricota), a oralidade, o vocabulário, a imaginação e a criatividade. Além disso, os alunos aprenderam brincando sobre alimentação saudável.


Lá em Santa Maria (RS) a atividade “A visita da robô” fez sucesso entre os alunos de 1º ano da EMEF Padre Gabriel Bolzan. Os alunos receberam a visita de uma robô e antes que ela chegasse à sala de aula, os estudantes desenharam um mapa para ajudar a visitante a se localizar. Fazendo o trajeto com os alunos desde o portão da escola, a professora Elisiane ia orientando com os comandos necessários (esquerda, direita, subir, descer, etc). De volta à sala de aula, os alunos, divididos em duplas, passaram a desenhar o mapa com as orientações trabalhadas e utilizando as sinalizações. A expectativa pela chegada da robozinha, batizada de Júlia e que foi confeccionada com materiais recicláveis pela professora, foi grande entre as crianças, que ficaram empolgados com a presença dela em sala de aula. Além da diversão, a atividade trabalhou comandos direita, esquerda, localização espacial, trabalho em equipe e imaginação.


Turmas de 2º e 3º ano aprenderam bastante com as propostas do Ativamente. Também na EMEF Padre Gabriel Bolzan, a professora Giana trabalhou com as duas turmas em atividades plugadas e desplugadas, onde os estudantes exploraram ambientes, identificaram problemas, compreenderam um pouco mais sobre tecnologia e aprenderam sobre o conceito de sequência. Com temas contextualizados ao dia a dia dos estudantes, as turmas se engajaram bastante nas atividades.




Em Boa Esperança (MG) também teve Laboratório Experimental do Ativamente! Elaine e Regina, ambas professoras de turmas de 4º ano, na da Escola Municipal Deputado José Aldo dos Santos, contaram que o projeto aguçou a curiosidade dos alunos, que ficaram animados com a possibilidade de aprenderem algo diferente a cada aula. Segundo as educadoras, as propostas levaram oportunidades de aprendizado para os alunos, sempre de forma lúdica, interdisciplinar e construtiva. Além disso, as possibilidades de pesquisa e de aprender com as ferramentas de forma descontraída, acessando, criando, escolhendo e movimentando os personagens e mudando os cenários através do Scratch, tornaram tudo mais interessante.


 Em Botucatu (SP), o Laboratório Experimental do Ativamente explorou um mundo de possibilidades com os alunos. Na EMEFI Professora Leonor Bicudo Vizenzzoto, as professoras Daniela e Priscila lecionam em turmas de 5º ano, e contaram que a experiência de trabalhar o Sistema Solar com os alunos trouxe muitos aprendizados. Além de pesquisarem muito e refletirem sobre Astronomia, os estudantes ampliaram seus horizontes e colocaram a mão na massa na hora de construir as maquetes do Sistema Solar. Por lá, as educadoras ainda buscaram inovar e programaram atividades dinâmicas, interativas e práticas para tornar o aprendizado mais envolvente e despertar o interesse dos alunos. A ideia deu muito certo e os estudantes foram participativos, contribuíram com a atividade, compartilharam ideias e desenvolveram habilidades sociais importantes como comunicação, cooperação e respeito.


Em Nova Serrana (MG), as atividades na Escola Municipal Leonor Cândida de Faria começaram com muita animação entre os alunos. Por lá, as propostas para os estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 buscaram incentivar o desenvolvimento do pensamento criativo, a resolução de problemas, a cooperação e a autonomia. Com acesso a ferramentas e plataformas diferentes, como o Scratch e o Tinkercad, além de componentes do de eletrônica, os estudantes exploraram um novo mundo e fizeram muitas descobertas.



Esse é só o resumo de algumas histórias que contamos no blog, todas apontando para uma jornada incrível dentro da aprendizagem criativa. E vem mais por aí!

 

Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

 

 

Comments


bottom of page