top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Roda de Conversas, um tempo para compartilhar

Atualizado: 9 de nov. de 2022

No dia 11 de outubro aconteceu a 1ª Roda de Conversas para troca de experiências do projeto Educação para o Futuro -método Ativamente. O encontro online (você pode assistir clicando aqui) foi voltado aos educadores e educadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, das escolas municipais da Zona Oeste. Até o final deste mês acontecem também encontros das escolas das Zonas Leste, Rural, Centro e Sul.



Educadores compartilharam as boas práticas que acontecem em sala de aula.


A professora Thais Morgana, representante da Secretaria Municipal de Educação junto ao Ativamente, deu início ao bate-papo explicando que o objetivo das rodas de conversas é compartilhar as boas práticas do método nas escolas, bem como as experiências, os desafios e as dificuldades de cada educador diante do trabalho que vem sendo realizado através do projeto.


Professores e professoras de cinco escolas da Zona Oeste da cidade participaram desse primeiro encontro, são elas: Escola Municipal Wilson Hedy Molinari; Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco; Escola Municipal Profª Nicolina Bernardo; Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza e Escola Municipal José Mamud Assan.


Educadores das turmas do 1º ao 5º ano de cada unidade escolar falaram dos projetos realizados pelos alunos, apontaram quais as atividades que os estudantes mais gostaram e destacaram como trabalharam a interdisciplinaridade, integrando conteúdo de sala de aula com as atividades propostas pelo Ativamente. Também compartilharam algumas dificuldades, como a falta de acesso de alguns alunos aos computadores no dia a dia fora da escola. Trabalho em equipe, socialização, motivação, colaboração, empatia e muitas descobertas estão entre as percepções apontadas pelos professores durante a roda de conversa.


“A aproximação do projeto com a sala de aula era o nosso objetivo desde o início e nós conseguimos. Nos relatos dos professores enxergamos os componentes curriculares, a integração dos componentes curriculares com o projeto, ou seja, o Educação para o Futuro como um apoio ao trabalho dos professores. Essa é a ideia, ter essa integração, esse estar junto, então agora o progresso é cada vez maior,” destacou Sandra Tavares, Supervisora Pedagógica do Setor de Ensino Fundamental, Médio e Especial.


Confira as datas das rodas de conversas* que acontecem ainda este mês:

17/10, às 18h30 – Professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da Zona Leste

25/10, às 18h30 – Professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas do Centro e Zona Rural

26/10, às 18h30 – Professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da Zona Sul

*os encontros são virtuais e os links são enviados previamente aos educadores.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Commentaires


bottom of page