top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Turma engajada, trabalho bem feito

Atualizado: 27 de nov. de 2023

Pesquisas, reflexões, investigações, análises críticas, resolução de problemas, imaginação e criatividade. Tudo isso faz parte da incrível jornada de descobertas e aprendizado da terceira etapa já finalizada pelos alunos do 4º ano da Escola Municipal Dona Vicentina Massa.


Proposta das atividades animou os estudantes.


Durante a terceira etapa, os estudantes continuaram aprendendo sobre o tema apresentado na etapa anterior, poluição marinha. Desta vez, eles se aprofundaram no assunto compreendendo os impactos causados pela poluição marinha e de que forma as atividades humanas poluem os mares.


Os estudantes pesquisaram, trabalharam em equipe, exploraram elementos da linguagem visual, reconheceram os diferentes usos da Inteligência Artificial e aprenderam sobre animação e Stop Motion, técnica que trabalha com o chamado quadro a quadro, ou seja, várias fotografias ou desenhos de um mesmo objeto ou pessoa para simular seu movimento.


Para o Stop Motion, os alunos criaram seus próprios roteiros e personagens e, depois, contaram suas histórias de acordo com as pesquisas que fizeram sobre poluição marinha. Uma etapa divertida, animada e repleta de aprendizados. Quando finalizaram seus projetos, os grupos, empolgados, quiseram apresentar os resultados para o restante da sala. Hora de vencer o medo e a timidez e exercitar a empatia.


Alunos apresentaram seus trabalhos.


A monitora Isabela Galvão acompanhou e orientou o 4º ano durante as aulas da terceira etapa. Segundo ela, apresentar os trabalhos na frente da sala gerou aquele ‘frio na barriga’, mas, ao mesmo tempo, deixou as crianças muito empolgadas.


“Os alunos amaram fazer essa atividade, todos ficaram bem engajados na produção dos projetos, eles ficaram animados com a ideia de desenhar, de utilizar os notebooks, fazer os desenhos e colar nos palitinhos. Percebi que essa atividade trabalhou o medo e a insegurança que eles estavam sentindo para apresentar, mas eles ficaram muito felizes, deram gargalhadas! Acho que isso poderá até ajudá-los futuramente, quando tiverem que apresentar trabalhos, já vão se preparando. Eles aprenderam muito e ficaram felizes com essa atividade, foi muito satisfatório ver o resultado,” disse.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page