top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Uma nova e criativa jornada pela frente

O Ativamente já está acontecendo nas turmas do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), nas 25 unidades escolares da rede municipal de ensino de Poços de Caldas, desde o dia 25 de outubro. Com a participação essencial dos educadores e o empenho dos monitores, a recepção dos alunos tem sido ótima. Assim, o projeto Educação para o Futuro segue firme na sua missão de levar aprendizagem criativa e impactar positivamente quase 12 mil alunos das escolas municipais.


Antes dessa etapa chegar aos alunos de 6º ao 9º ano, os professores passaram por alguns encontros de capacitação, quando puderam entender como funciona o projeto, o papel de cada um e também conheceram as ferramentas e plataformas que os alunos irão trabalhar durante as aulas do Ativamente.


Ativamente chegou aos alunos do Ensino Fundamental 2 em outubro.


“Desde agosto, quando iniciei o trabalho na Secretaria Municipal de Educação, foi com o objetivo de fazer uma intermediação entre os professores, as escolas e a empresa A Recreativa, e tem funcionado muito bem. Fizemos as correções necessárias em relação ao entendimento do projeto, fizemos algumas propostas em parceria com a empresa responsável no sentido de dar uma formação necessária para os professores do Fundamental 1 e agora estamos iniciando com o Fundamental 2, também com a mesma proposta e sempre considerando o papel e a importância do professor no desenvolvimento de todo o projeto,” explicou Thais Morgana de Almeida Andrade, pedagoga, especialista em mídias e tecnologias educacionais e responsável pelo projeto Educação para o Futuro na Secretaria Municipal de Educação.


O método Ativamente nas turmas de 6º ano 9º ano segue os mesmos princípios básicos: auxiliar os professores a fomentar o pensamento criativo e crítico, a resolução de problemas, a cooperação e a autonomia dos alunos.


As atividades de 6º ano incentivam a iniciação cientifica dos estudantes, propondo ações que que envolvem pesquisas sobre observação meteorológica, cálculo de índices pluviométricos, idealização de um pluviômetro e primeiros contatos com eletrônica através do LED.


Já os alunos do 7º ano também terão contato com a eletrônica, através da introdução ao LED e criação de projetos dentro da abordagem do Design Thinking (um método que estimula ideação e perspicácia ao abordar problemas) onde os alunos serão desafiados a criar um carro com LED nos faróis, bairro com poste de luz, casa com luz, luminária, personagem com luz nos olhos e lanterna.


Os alunos de 8º e 9º ano irão trabalhar com circuitos elétricos e utilizar o software Tinkercad (programa de modelagem tridimensional online) e poderão criar a iluminação de uma casa que eles mesmos terão que construir.


Para todas as turmas, jornadas cheias de aprendizado, criatividade, diversão e descobertas.


Alunos terão contato com eletrônica e robótica.


“A nossa expectativa vem acontecendo diariamente, no sentido de levar o acesso ao letramento digital, às atividades na plataforma Tinkercad, às atividades de eletrônica, tanto a parte prática nas plataformas, como a parte mão na massa com os equipamentos físicos e estamos tendo esse retorno no dia a dia das atividades. Tenho certeza que aos poucos perceberemos cada vez mais a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos monitores, em parceria com os professores cursistas e com apoio dos gestores. De um modo geral, eu acredito que estamos tendo bastante resultado e isso é o que mais desejamos nesse momento de implantação da segunda etapa do projeto Educação para o Futuro, na rede municipal de ensino de Poços de Caldas,” destacou Thais.


O diretor de experiência educacional do Ativamente, Gustavo Bonafé, também falou sobre a importância desse momento para o projeto. "Este é um importante passo e um marco para o Ativamente. Afinal, agora preenchemos todo o ciclo do Fundamental, agregando os elementos da robótica e da eletrônica como partes integrantes da vida formativa dos estudantes. Agora, as crianças e os jovens poderão não só criar no universo digital (fundamental 1), mas também ver na prática e no mundo real o impacto de suas criações (fundamental 2). Todo trabalho de nossa equipe pedagógica, monitores e a parceria com a rede de educadores e Secretaria de Educação serão potencializados agora,” finalizou.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!


Comments


bottom of page