top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Uma nova etapa, Ativamente chega à educação infantil

Atualizado: 26 de jul. de 2023

Uma nova jornada de criatividade, imaginação e muito aprendizado está prestes a começar para cerca de 700 alunos de educação infantil, em escolas que estão recebendo os laboratórios experimentais do Ativamente, nas cidades de Caldas (MG), Vargem Grande do Sul (SP) e São João da Boa Vista (SP).


kits foram montados para atender alunos da educação infantil.


Os kits já estão montados e sendo entregues para início das aulas no segundo semestre. As atividades elaboradas para a turminha de 4 e 5 anos são desplugadas e buscam criar experiências movidas pela ludicidade e interação entre pares. O foco também é introduzir os conceitos básicos do pensamento computacional e da aprendizagem criativa, valorizando todo o processo de aprender, desde o levantamento de ideias, de hipóteses e de reflexões, até a prototipação.


Para essa primeira etapa as atividades vêm cheia de experiências divertidas e vivências importantes. São vários objetivos e habilidades potencializadas, com atividades que resgatam a importância do folclore; desenvolvem a criatividade por meio de jogos; estimulam a atenção e o raciocínio; ampliam movimentos motores; trabalham o planejamento e organização; desenvolvem a expressão oral e corporal e o trabalho coletivo; trabalham a cooperação, buscam criar o criar o hábito e desenvolver a leitura; potencializam a criatividade e o senso crítico e trabalham a habilidade oral por meio de dramatizações e recontos. Além disso, buscam também estimular a comunicação de ideias e sentimentos a pessoas de grupos diversos e ampliar relações interpessoais.


“Nessa primeira etapa, tanto os alunos de quatro, quanto os de cinco anos terão as mesmas atividades, pois é o primeiro contato deles com o método Ativamente. A partir da segunda etapa, que tem previsão de início para outubro deste ano, as atividades serão específicas para cada idade. Estamos muito felizes com o início das atividades nessas cidades e entendemos esse momento como mais um passo importante na história do Ativamente”, destacou Gustavo Bonafé, CEO do Ativamente.


Que essa nova etapa seja um caminho cheio de diversão, conhecimento e descobertas!



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!





コメント


bottom of page