top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Uma nova etapa, mais conhecimentos

A 4ª etapa do Ativamente 2023 já chegou em algumas escolas que fazem parte do projeto em Poços de Caldas. As propostas desse finalzinho de ano letivo foram cuidadosamente preparadas para auxiliar e ajudar a fomentar o pensamento criativo e crítico, resolução de problemas, cooperação e autonomia dos estudantes, sempre aliadas ao letramento digital e aos pilares do Pensamento Computacional.


Aprender de um jeito divertido é a proposta do Ativamente.


A ideia da equipe pedagógica que desenvolveu as atividades é que os estudantes aprendam sempre com muita criatividade, exploração e diversão.

“Após reunião com a equipe pedagógica, ficou decidido que a construção das propostas da quarta etapa seriam com o simples, diminuindo o plugado. Foi apresentado a confecção de um boletim para turmas do 5º ao 9º ano, ampliando o universo dos estudantes, que além de explorar diferentes gêneros textuais - notícia, crônica e artigo de opinião - com leitura e escrita, os alunos exploram também as ferramentas nos notebooks, aplicando habilidades de criação e organização. Na plataforma do Ativamente aplicam suas descobertas com organização e enfatizam suas ideias e interesses. Essa escolha proporcionou uma conexão e uma proximidade com o grupo e com os recursos tecnológicos, ampliando o universo linguístico com o repertório de gêneros textuais e ferramentas tecnológicas. Para as turmas do 3º e 4º ano, a proposta foi a construção de um pião de tabuada com sucata para memorizar as tabuadas, fundamental nessas séries iniciais. Esse recurso pedagógico auxilia as crianças a aprender e sistematizar a tabuada brincando, um estímulo de maneira lúdica”, explicou Roberta Marcondes Ceneda, coordenadora pedagógica do Ativamente.


Resumimos abaixo os temas e objetivos que já estão sendo trabalhados nesta etapa:


1º ano: Baseando-se na filosofia da Aprendizagem Criativa, as propostas buscam estimular a imaginação das crianças para criarem seus projetos. Fomentar a curiosidade, a autonomia, o senso estético, a oralidade, o trabalho em pares e o pensamento criativo estão entre os objetivos. Os alunos irão explorar diversos tipos de animações e terão a oportunidade de criar a própria história em movimento usando o taumatrópio, uma invenção que consiste em duas imagens (ou molduras) que são coladas/grampeadas de costas; este cartão ou disco é girado em cordas ou girado em uma vara entre as mãos, produzindo uma ilusão de ótica quando se mexe.


2º ano: As atividades para esta série ajudam a desenvolver o pensamento criativo, a resolução de problemas, a cooperação e a autonomia, sempre utilizando os pilares do Pensamento Computacional. Três temas são trabalhados: Poemas visuais, Construção de um Flip Book (livrinho que quando folheado rapidamente com o polegar cria um curto desenho animado) e o enfretamento do medo em busca da empatia.


3º ano e 4º ano: Os alunos irão aplicar e fixar os conhecimentos de multiplicação através da confecção de uma tabuada divertida. As atividades incentivam a construção artística, onde os estudantes reconhecem elementos que constituem artes visuais, trabalham autonomia, a resolução de problemas e o senso colaborativo.


5º ano ao 9º ano: Aqui as séries têm uma mesma proposta, mas com oportunidades para livre criação. Os alunos irão criar o Jornal Ativamente e isso através de atividades que buscam desenvolver habilidades de compreensão, interpretação, raciocínio lógico e desenvolvimento de diferentes linguagens. Vão explorar e criar textos próprios de diferentes gêneros textuais e com ferramentas de pesquisa irão conhecer, analisar e comparar diferentes tipos de textos, como crônicas poemas, textos de opinião e reportagens. Assim, irão editar e construir um jornal com fatos da escola, do dia a dia e da comunidade, utilizando diferentes formatos que escolherem para o jornal.


“Em relação às propostas, espera-se, primeiro, que os estudantes aprendam se divertindo e que a partir dessas oportunidades, estabeleçam as relações dos conceitos trabalhados nesses projetos com o mundo real. É importante destacar que a maioria das propostas oferece muita mão na massa, exploração e, principalmente, o compartilhamento de ideias,” destacou Roberta Taffarello, Pedagoga, Especialista em Educação Especial e em Tecnologia Educacional.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



bottom of page