top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Uma semana de teoria e prática em Arduino

Entre os dias 11 e 14 de julho, os monitores do Ativamente passaram por cursos e capacitação em Arduino, plataforma que será muito explorada e utilizada durante a próxima etapa do projeto nas escolas, durante as atividades voltadas aos alunos do Ensino Fundamental 2.



A programação contou com aulas teóricas e práticas, sob a orientação da coordenadora de conteúdo educacional, Isabella Domingues. Durante os encontros foram abordados temas como: O que é Arduino; Por que utilizá-lo; Conceitos e componentes básicos da eletrônica e do Arduino; Circuitos elétricos; Programação em Arduino, além de Introdução, Metodologias e Abordagens Educacionais da Robótica.


Isabella falou sobre a importância desse treinamento antes do início das aulas e da próxima etapa do Ativamente.

“Essa semana foi muito importante para o Ativamente já que gente vai trabalhar novas metodologias e novas formas de aprender. Também foi importante para tirar aquele estigma da cabeça de que Arduino é muito difícil, então foi um momento de tranquilizar os monitores e mostrar que eles só precisavam aprender de um jeito diferente. Eu programei as aulas pensando em todas as etapas do processo e eu me preparei muito também, são vários detalhes que fazem a diferença. A insegurança e o medo no início são sentimentos que os alunos também poderão ter e na capacitação o monitor acabou sendo aluno e percebeu que errar faz parte, nós buscamos entender o porquê e resolver o problema. É essencial perceber que na sala de aula surgem perguntas de todos os jeitos e elas são respondidas de diversas maneiras também. Além disso, temas como o Arduino e a Robótica passarão a se aproximar do dia a dia dos alunos, conforme as ferramentas e os componentes forem apresentados, serão feitas ligações com coisas do cotidiano, fazendo com que aquele momento seja de fato prazeroso e faça mais sentido. Quando a gente coloca o prático com o funcional e mostra que temos soluções mais tecnológicas e viáveis no nosso próprio dia a dia, trazemos aquela aprendizagem mais prazerosa e divertida, que é o que buscamos na aprendizagem criativa, o aprender de forma estimulante”, destacou.


Falamos também com monitores, que compartilharam suas impressões sobre o treinamento e também sobre as novas ferramentas e temas que serão trabalhados na volta às aulas.


Monitora Camila Teixeira Franco

Eu fiquei bem nervosa no começo porque achei que fosse um bicho de sete cabeças, mas com a capacitação que a Isa trouxe eu senti que ela explicou muito bem, foi com calma, explicou por partes e a gente conseguiu entender desde o comecinho. Eu pude entender que eu sou capaz, eu comecei entender coisas que eu achava que eu jamais conseguiria. Tudo começa a fazer sentido, você começa a ver na prática como pode utilizar o Arduino para acender um led, para utilizar um sensor de umidade do solo, então foi muito legal passar por esse processo. Foi interessante também passar pelo treinamento enquanto aluna e perceber as minhas dificuldades e assim, como professora, vou poder apresentar o conteúdo para os alunos entendendo que eles podem passar pelos mesmos receios que eu passei quando estava no começo da capacitação. Será um processo mais lento, vai exigir paciência, mas estou curiosa para saber como eles vão receber a novidade.


Monitor Leonardo Diniz Ferrari

Eu achei esse treinamento muito importante, a capacitação tem sido muito boa, a Isa foi perfeita nas aulas, muito explicativa, nós vamos usar muito todo esse conteúdo nas aulas, então eu diria que foi essencial mesmo. Com o treinamento nós podemos ter noção de como vamos trabalhar nas aulas e as dificuldades que poderão surgir. Estou com as expectativas bem altas, especialmente com as turmas do Ensino Fundamental 2, porque o Arduino eleva muito o nível das atividades, pela linguagem que vão utilizar, pelo contato mais direto com a programação, com a realidade da robótica e outras ferramentas, então tem muita coisa legal.


Monitora Andréia Jacon

Eu gostei muito desse treinamento e acho que vai ser muito bom para as próximas aulas porque desde o começo do ano os alunos ficam perguntando por que precisam aprender eletrônica. Quando você chega e fala que eles vão conseguir construir um projeto de robozinho, de uma casa inteligente que quando você bate palma acende ou apaga o led, eles ficam felizes e animados. Aqui na capacitação, como eu já tinha uma certa familiaridade com o Arduino, eu consigo entender um pouco mais a parte de programação e também consigo ajudar os colegas, ver o que não está dando certo, descobrir porque está dando erro, então tem essa troca também. Estou com muita expectativa para ver o programa rodando certinho com os alunos, vê-los conseguindo desenvolver os projetos, o resultado das atividades é sempre a melhor parte, ficamos muito animados.


Monitora Ana Flávia Viana

Essa semana de treinamento foi muito desafiadora, mas também bastante enriquecedora. O que não for desafiador não agrega nada, se a gente se mantém em uma zona segura e confortável, claro que nosso desempenho vai ser sempre bom, mas a partir do momento que temos contato com algo que é oposto a tudo aquilo que a gente tem um pouco mais de costume, isso vai exigir um pouco mais da gente, causa medo, resistência. Quando você se dispõe a aprender e seguir o novo processo, isso agrega muito, então, apesar de desafiador, foi muito enriquecedor esse momento. Os alunos vão passar pelo que eu passei aqui, poderão sentir o que eu senti e serão momentos que eu vou passar junto com eles, porque mesmo que eu já tenha o repertório, ainda assim haverá desafios que eles vão trazer dúvidas, dificuldades e nós vamos viver tudo isso juntos. O objetivo é esse mesmo, que eles explorem, porque as dúvidas só surgem a partir do momento que eles exploram. Quando eles têm o contato com o novo, se eles refletem sobre o que estão fazendo, se eles tentam se envolver, as dúvidas surgem e elas vão nos desafiar durante o processo, mas nós não estamos ali para comandar algo, mas para viver o processo junto com os alunos.



Monitores tiveram aulas teóricas e práticas sobre arduino e robótica.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!





bottom of page