top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Volta às aulas com novidades no Ativamente

Atualizado: 9 de nov. de 2022

As aulas estão de volta! Depois de um período de descanso e lazer, os alunos voltam para mais um semestre de aprendizado e desenvolvimento. Quem também está de volta nas 25 escolas da rede municipal de ensino de Poços de Caldas é o Ativamente, que vem com novidades!


Novos kits do Ativamente já foram entregues em todas as escolas da rede municipal,


Depois de alguns ajustes operacionais e pedagógicos, um dos pontos a serem destacados nessa nova etapa é que diversas contribuições foram feitas por parte das educadoras e educadores da rede de ensino e elas foram consideradas na hora da elaboração das atividades e do material entregue nas escolas.


Além disso, o Diretor de Experiência Educacional do Ativamente, Gustavo Bonafé, conta que as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estão ainda mais presentes. “Se eu fosse destacar alguma mudança especial nessa segunda etapa, seria a questão de dar mais tempo para que cada uma das atividades tenha maturidade para aprofundar o desenvolvimento das competências e para fazer um vínculo mais forte ainda com os aspectos e competências trabalhadas pela BNCC,” disse.

E também tem novidades nas atividades desplugadas! Agora, os trabalhos serão realizados em dupla, ou seja, o mesmo kit será compartilhado para fortalecer o desenvolvimento da cooperação e do trabalho em pares. Dar asas à imaginação e incentivar a leitura são também destaque. “Por exemplo, parte do material do 1º ano vira um jogo de cartas, o que aumenta os aspectos lúdicos e a brincadeira dentro da sala de aula. Além disso, tanto para o 1º quanto para o 2º ano incluímos a distribuição de minilivros que são clássicos infantis. Esses minilivros fazem parte do acervo do projeto Ativamente e visam não só incentivar a questão da leitura, mas também ser um apoio adicional ao trabalho de alfabetização, tema que tem sido muito citado pelos educadores em nossas visitas às escolas,” destacou Bonafé.




Tudo ainda mais conectado. A nova etapa do Ativamente vai contar com mais computadores nas escolas. Com menos alunos por máquina, o processo de aprendizado, com certeza, será potencializado. O foco dessa fase será a ferramenta Scratch, com o desenvolvimento de diversos projetos ao longo dos próximos meses e com as crianças trabalhando temas conectados aos que elas estão estudando em outras matérias e atividades em sala de aula.

“Quando eu olho para o apoio aos educadores, eu espero que o material atenda com bastante assertividade os aspectos pedagógicos. Então, a gente trabalhou muito para trazer de forma profunda e direta toda a conexão que cada atividade tem com a BNCC, com a aprendizagem criativa e com o pensamento computacional. Quando eu olho para as expectativas em relação ao impacto nos estudantes, acho que o principal ponto é enxergar saltos no desenvolvimento deles a partir da criação de projetos, da continuidade de atividades, da criatividade e da imaginação tomando forma a partir do uso da tecnologia,” finalizou Bonafé.

É importante destacar também que a equipe de monitores passou por treinamento com a equipe pedagógica do Ativamente. Além disso, todos eles continuaram praticando a missão e o propósito do projeto durante o ‘Férias Ativamente’, que contou com atividades espalhadas nos quatro cantos da cidade. Todo esse trabalho entregue ajudou bastante para voltar às escolas com todo o pique!


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

bottom of page