top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Autobiografia e mais aprendizado

Autoconhecimento, pesquisa e novos aprendizados. Alunos dos oitavos anos da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira estão desenvolvendo essas e outras habilidades com o projeto de autobiografia que estão trabalhando com a ajuda do Ativamente.


Alunos desenvolvem habilidades enquanto trabalham na autobiografia.


Viviani Miglioranzi é professora de Língua Portuguesa do Fundamental II na unidade escolar e é quem está à frente deste projeto junto às turmas do 8º ano. Segundo a educadora, o projeto já é realizado há 20 anos na escola, mas em 2023 conta com o auxílio das aulas do Ativamente e com o uso da informática. Ela explicou que enquanto os alunos trabalham na autobiografia, todas as habilidades em língua portuguesa são estimuladas e desenvolvidas, seja na produção, análise, pesquisa, conhecimento e reescrita da própria história. Além disso, conforme avançam na atividade, os alunos vão apresentando um enorme desenvolvimento na digitação e no uso de novas ferramentas do Google.


“Os estudantes, de início, recebem a proposta com um pouco de receio, por não conhecerem bem a própria origem, por falta de diálogo em casa, e também muitos não vivem com pai e mãe. Mas, à medida que esse trabalho vai se desenvolvendo, vão se apaixonando por ele, sentindo orgulho em mostrar para os colegas as fotos e lembranças da infância, aumentando, inclusive, sua autoestima”, destacou.


No que diz respeito à contribuição do Ativamente neste trabalho, a professora apontou a inclusão digital com orientação da monitoria. “Os alunos [em sua maioria] não possuem computadores em suas casas, não sabem digitar e formatar um texto e esse trabalho junto ao Ativamente possibilitou essa experiência. Contamos também com a ajuda do Ativamente para que possamos imprimir e encadernar esses trabalhos. A culminância será no mês de junho, com a participação das famílias”, finalizou.




O Incrível Livro de Práticas Inspiradoras


Esta prática criada pela Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira é mais um estudo de caso do Incrível Livro de Práticas Inspiradoras, onde compartilhamos práticas inspiradoras de educador para educador. :)


Acompanhe, inspire-se e compartilhe suas práticas também! A educação é um organismo vivo e coletivo, por isso acreditamos em um trabalho em que todos somos criadores e transformadores. E você está convidado para participar desta experiência criativa. Que tal?!

bottom of page