top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Parceria de sucesso, incentivos aos alunos, resultados animadores

Atualizado: 20 de nov. de 2023

Tem mais parceria do Ativamente em projetos de sustentabilidade e meio ambiente. Desta vez, com a professora Angélica Pereira Rezende Vilas Boas, da Escola Municipal Professora Edir Frayha, que participou do Programa de Educação Ambiental (PEA) da CBA e incluiu propostas do Ativamente neste desafio.


Alunos ligam sensor de umidade no vaso que plantaram.


O PEA realiza diversas ações voltadas a educadores, gestores escolares e professores de escolas públicas de Poços de Caldas e região. Uma dessas ações inclui um curso de atualização em educação ambiental que, ao final, desafia os participantes a desenvolverem projetos ambientais nas escolas, com o objetivo de fomentar a conscientização para conservação ambiental junto às comunidades.


Para este concurso da CBA, a professora Angélica resolveu trabalhar com a reciclagem do papel descartado na escola. “Primeiro, eu distribuí as atividades por turma e tivemos o momento de conscientização, com vídeo, palestras e pesquisas. Uma turma fez a pesquisa sobre o adubo orgânico e produziu o adubo orgânico. Outra turma projetou vários modelos de vasos e outra pesquisou sobre as plantas medicinais que foram plantadas nos vasos confeccionados. Teve turma que fez dobraduras de papel reciclado, um trabalho excelente e eles ficaram felizes com capacidade que tiveram”, explicou.


Angélica desenvolveu seu projeto com turmas de oitavos anos, mas resolveu encaixar os nonos anos também neste desafio e foi aí que a parceria com o Ativamente fez toda a diferença. “Aproveitando que já estava neste projeto com os oitavos anos, encaixei os nonos anos com o projeto Ativamente sobre o sensor de umidade. Foi muito significativo e os nonos anos também plantaram, pois já estava no planejamento da etapa”, contou.


O monitor Leonardo Ferrari trabalha com as turmas que Angélica acompanha durante as aulas do Ativamente. Ele esteve na CBA representando a educadora e a escola no concurso e pôde falar das atividades desenvolvidas e ligar o sensor de umidade do projeto. Leonardo destacou a importância dessa parceria e de levar o nome do Ativamente para lugares diversos.


“Essa parceria com a professora Angélica já vem desde o começo do ano, desde que eu entrei no projeto eu sempre estive presente na escola Edir Frayha. Os alunos foram se desenvolvendo muito, são bem participativos, principalmente os nonos anos, e nós chegamos em um nível que nem esperávamos com o Arduino, os sensores e a automação, tudo isso está sendo muito produtivo para os estudantes. Como a professora Angélica já me conhecia, conhecia o meu trabalho, ela me convidou para participar deste concurso junto com ela e deu certo. Tudo que era relacionado a plantas e a sustentabilidade, nós estávamos lá ajudando e colocando informações do projeto dela, que é sobre reciclagem de papel e sustentabilidade. Por fim, acabamos inserindo o sensor de umidade na apresentação na CBA, eu estive lá para ligar os sensores e mostrar para o júri como funcionava. Foi muito importante estar lá representando a professora Angélica [que apresentou seu projeto de forma virtual], o Ativamente e a escola, acredito que para o Ativamente seja muito bom, pois lança mais olhares para o projeto, levamos nosso nome e isso pode ser bom para expandirmos as possibilidades, inclusive para o futuro do Ativamente”, comentou.



A educadora também falou da parceria, das oportunidades e das propostas desenvolvidas com seus alunos esse ano. “Gostaria de ressaltar que o Leonardo é um excelente monitor, ele abraça a causa e nós vamos seguindo. Na medida do possível eu vou agarrando as oportunidades de trabalharmos juntos. Este ano tive três ótimos trabalhos com o Ativamente: as maquetes com iluminação de LED ficaram fantásticas; a horta o sensor de umidade e agora estamos concluindo os carros autônomos, que são um sucesso. Para mim, educação é isso, o professor vai aproveitando as oportunidades e incentivando os alunos com as práticas. Procuro aproveitar o máximo das atividades do projeto Ativamente, pois acredito nesta parceria,” destacou.



O Incrível Livro de Práticas Inspiradoras


Esta prática criada pela professora Angélica, da Escola Municipal Professora Edir Frayha, é mais um estudo de caso do Incrível Livro de Práticas Inspiradoras. Onde compartilhamos práticas inspiradoras de educador para educador. :)


Acompanhe, inspire-se e compartilhe suas práticas também! A educação é um organismo vivo e coletivo, por isso acreditamos em um trabalho em que todos somos criadores e transformadores. E você está convidado para participar desta experiência criativa. Que tal?!

Comments


bottom of page