top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Jogo de cartas: um aprender brincando cheio de descobertas

As aulas de 2023 já acabaram, mas ainda tem relato de experiências incríveis vividas em parceria com o Ativamente. Na Escola Municipal Maia Ovídia Junqueira, a professora Priscila da Silva Bernardo, do 4º ano, trabalhou com o objetivo de potencializar o aprendizado e as habilidades dos alunos de forma lúdica.


Alunos compartilharam suas descobertas durante o jogo de cartas.


A professora contou que buscou trabalhar de forma diferenciada com os estudantes, ligando as aulas do Ativamente com algo que pudesse colocar os alunos para pensar no computador, utilizando-o como uma ferramenta rica em possibilidades e funcionalidades, e não apenas como um meio para acessar redes sociais.


“Também pensei em utilizar como fonte de inspiração algum recinto aqui da cidade que contasse com animais ou algum assunto que nos desse a oportunidade de pesquisa e coleta de dados. Foi aí que lembrei do Zoo das Aves, que é um lugar riquíssimo de oportunidades e experiências, para que os alunos pudessem vivenciá-las mesmo que a distância. Uma prima foi visitar o Zoo e me enviou fotos com os nomes das aves que lá residem”, explicou.


 Priscila criou um joguinho de cartas com os estudantes. Sentados em duplas durante as aulas do Ativamente, a educadora entregava um nome de ave para cada dupla e os alunos deveriam trabalhar seguindo um roteiro preestabelecido. Primeiro, deveriam procurar o nome científico da ave; depois, procurar uma imagem de corpo inteiro de cada ave; em seguida, deveriam preencher as cartinhas no computador com as informações já procuradas no Google (altura, peso, nome científico, ovos, tamanho do bico de 0 a 10, e coloração das penas de 0 a 10) e por fim, verificar as cartinhas e salvar.


“Os alunos se sentiram muito ativos no processo ensino aprendizagem, pois não entreguei nada pronto. Eles tiveram que fazer todo o trabalho de pesquisa, registro da pesquisa, escolha de imagem e confecção das cartinhas. Sempre em dupla e com o consenso de todos os integrantes. Os alunos adoraram a atividade, sempre sentindo que são importantes e que estavam fazendo um jogo que depois iriam poder levar para suas casas e mostrar a seus familiares que foram capazes de criar um jogo. Outra parte enriquecedora durante o projeto foi como um aluno auxiliava outro, pois nem todos já sabiam fazer a pesquisa, mas foi possível perceber que um sempre ajudava o outro”, destacou a professora.


Pesquisa, novos aprendizados e trabalho em equipe marcaram a atividade.


Depois da atividade em sala de aula, a professora foi além e conseguiu levar os alunos para um passeio no Zoo das Aves, onde eles puderam ver pessoalmente as aves que até então só conheciam pela tela do computador. “Foi incrível ver os olhinhos dos alunos e escutá-los falando inúmeras vezes: ‘eu fiz essa cartinha tia!’. Não tem nada que se compare com a felicidade dos pequenos, uma vez que apenas dois alunos já tinham ido ao Zoo”, lembrou.

               

“Nos projetos desenvolvidos em 2023, percebemos que os alunos foram beneficiados, pois em ambos tivemos pesquisa, memorização de conteúdo e apresentação dos resultados. E como já sabemos, os alunos melhoram a forma de escrita e leitura a partir do momento que existe o treino. O projeto foi bem aceito e desenvolvido com maestria pelos estudantes, que amaram participar de cada etapa da confecção do jogo. Eles curtiram cada momento da visita ao zoo, sendo que várias vezes pude observar olhinhos brilhando com um mix de curiosidade e contentamento, bem como durante a entrega dos jogos. Como imprimimos as figurinhas, eles puderam brincar, após a explicação do jogo, e curtiram bastante cada momento”, finalizou.


*Este ano Priscila também desenvolveu outro projeto especial com os alunos, em parceria com o Ativamente. “O carteiro contador de histórias” uniu leitura, escrita, imaginação e muita criatividade. Contamos a história desse projeto no blog, você pode relembrar clicando aqui.

 


O Incrível Livro de Práticas Inspiradoras


Esta prática criada pela educadora da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira é mais um estudo de caso do Incrível Livro de Práticas Inspiradoras. Onde compartilhamos práticas inspiradoras de educador para educador. :)


Acompanhe, inspire-se e compartilhe suas práticas também! A educação é um organismo vivo e coletivo, por isso acreditamos em um trabalho em que todos somos criadores e transformadores. E você está convidado para participar desta experiência criativa. Que tal?!

 

 

Comments


bottom of page