top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Conhecendo o planeta, desenvolvendo habilidades

O 4º Ano A, da Escola Municipal Professora Nicolina Bernardo, tem ‘viajado pela Terra’ através do computador! Em uma iniciativa da professora Jane Ferreira Cordeiro, os alunos realizaram a atividade Conhecendo o Planeta, que contou com a parceria e monitoria do Ativamente.



Alunos viajaram pelo planeta e visualizaram diversos lugares através do Google Earth.


A iniciativa de desenvolver essa atividade surgiu quando a professora percebeu que os estudantes tinham muitas dúvidas sobre o mundo. Ao introduzir o assunto em sala de aula, quando os alunos estudavam o município, a educadora resolveu trabalhar de forma mais aprofundada e interativa, de maneira que as crianças tivessem uma noção maior de como é o mundo, o espaço e o formato da Terra. Além disso, a atividade se aproximou da realidade de cada um, já que, com o uso da ferramenta, eles puderam localizar a escola e as residências.


“Tive a ideia de usar o Google Earth, que possui um rico conteúdo geográfico e a manipulação da ferramenta permite observar e analisar diversos lugares a partir de imagens de satélite. O programa Ativamente foi um aliado neste plano, dando total respaldo na atividade e elaboração. A monitora Ana Júlia acrescentou ainda o jogo Carmen Sandiego, que também utiliza o Google Earth, enriquecendo ainda mais a atividade”, explicou Jane.


Atividade despertou a curiosidade dos alunos.


O jogo Carmen Sandiego, proposto pela monitora, permite que os jogadores explorem o mundo brincando. Assim, segundo a educadora, diversas competências gerais foram desenvolvidas durante a aula, como:

- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica;

- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências;

- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo para entender a realidade.




“Os alunos não conheciam a ferramenta e ficaram surpresos com a experiência, de modo que alcançamos êxito com a proposta”, finalizou Jane.



O Incrível Livro de Práticas Inspiradoras


Esta prática criada pela professora Jane Cordeiro, da Escola Municipal Professora Nicolina Bernardo, é mais um estudo de caso do Incrível Livro de Práticas Inspiradoras. Onde compartilhamos práticas inspiradoras de educador para educador. :)


Acompanhe, inspire-se e compartilhe suas práticas também! A educação é um organismo vivo e coletivo, por isso acreditamos em um trabalho em que todos somos criadores e transformadores. E você está convidado para participar desta experiência criativa. Que tal?!


Comments


bottom of page